8 DE MARÇO: MULHERES DE SANTA CATARINA MARCHAM PELA IGUALDADE

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Prezado/a Jornalista

As mulheres de Santa Catarina marcham esta sexta-feira, 8 de Março, por direitos iguais para homens e mulheres e para dizer basta à violência contra as mulheres. A Marcha pela Igualdade acontece a partir das 16h00 na Zona Pedonal (frente ao Centro Cultural Norberto Tavares), percorrendo as principais artérias do centro de Assomada.

Dia Internacional da Mulher, a marcha tem o significado simbólico de juntar homens e mulheres numa data que assinala as lutas das mulheres de todo o mundo pela igualdade e pela dignidade.

Uma data com História

O Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de Março, surgiu de diversas manifestações das mulheres ao longo dos anos, apesar de ter sido oficializado apenas em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foram as mulheres trabalhadoras das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que deram início a uma campanha para reivindicar seus direitos, já que suas condições de trabalho eram desumanas.

O 8 de Março tornou-se uma das mais fortes tradições em todo o mundo e um dos mais importantes símbolos de luta da libertação da mulher pela igualdade e pela justiça social.

A origem da data tem diversos contextos históricos. Uma história bastante conhecida é o de uma fábrica de blusas em Nova Iorque, no ano de 1911, quando 125 mulheres em greve morreram asfixiadas, após arruaceiros contratados pelos proprietários terem deitado fogo ao local.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.