6ª Edição das Festas Juninas exibe danças da quadrilha, jogos e comidas tradicionais na Rua Pedonal

O Centro Cultural Brasil em Cabo Verde (CCBCV) realiza esta sexta-feira, 25, na Cidade da Praia, a 6ª edição das Festas Juninas com danças da quadrilha, jogos e comidas tradicionais próprias desta quadra festiva, na Rua Pedonal, no Platô.

Esta actividade que visa a comemoração dos santos populares (Santo António, São João e São Pedro), antes eram realizadas em Junho, mas segundo a directora da CCBCV, Marilene Pereira, as mesmas foram transferidas para Julho, para não fazerem “concorrências” ou “perder o brilho” diante das festas realizadas em Portugal.

Por isso mesmo são também conhecidas como Festas Julinas e, de acordo com a directora do Centro, as mesmas juntam a cultura brasileira com a cabo-verdiana, herdadas de Portugal.

“O que tentamos mostrar é que com as festas tradicionais há uma indústria cultural que pode dar lucro, porque as pessoas vendem comida, brincadeiras, as trajes para as danças. E aqui em Cabo Verde têm a Tabanka, que está se perdendo e que poderia ser uma coisa grandiosa nas Festas Juninas na ilha de Santiago”, explicou.

Várias barracas vão ser montadas na rua pedonal para a venda de guloseimas brasileiras e outros petiscos próprios das festas juninas designadamente o milho verde, os doces e salgadinhos brasileiros.

No Brasil as Festas Juninas são parecidas com a festa do milho que em Cabo Verde são realizadas para homenagear a boa colheita.

“90 porcento dos pratos das festa juninas são confeccionadas à base do milho”, lembrou Marilene Pereira indicando que esta poderá ser uma boa forma de se ganhar rendimentos.

A actividade terá o início às 15:00 com fecho previsto para às 20 horas.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.