“ É HORA DE UNIRMOS ESFORÇOS PARA FAZERMOS DE SANTIAGO NORTE UM GRANDE MOTOR DE DESENVOLVIMENTO” – PRESS RELEASE

 

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

No encerramento da 1ª Semana da Qualidade, o Presidente Beto Alves defendeu que chegou a hora da região e de Santa Catarina, que “este é o momento”. Fazendo um balanço positivo do evento, o Edil salientou que já “ninguém nos segura”

Durante seis dias passaram por Assomada dezenas de técnicos e de especialistas, cerca de três dezenas de expositores, e milhares de pessoas afluíram à Praça Central para visitar a feira integrada na 1ª Semana da Qualidade de Santa Catarina. Um evento único – o primeiro realizado em Cabo Verde – que suscitou a atenção do país e foi referência diária na comunicação social.

No último sábado, 28, discursando na Sessão Solene de Encerramento da 1ª Semana da Qualidade, o Presidente Beto Alves dirigiu uma palavra particular aos presidentes de Câmara da Região de Santiago Norte, mas também aos detentores de cargos públicos e, de um modo geral, a todos os que nasceram e vivem na região.

“Este é o momento, esta é a hora de unirmos esforços, de trabalharmos juntos para fazermos desta região um grande motor de desenvolvimento”. Disse o Edil de Santa Catarina, considerando que “não podemos perder as oportunidades, não podemos toldar-nos pela inércia”.

Uma semana saldada pelo êxito      

Satisfeito com o balanço da 1ª Semana da Qualidade, o Presidente Beto Alves considerou que esta se saldou pelo êxito. “Cumprimos, no essencial, todos os objetivos traçados e estamos agora melhor armados para dar corpo ao nosso desígnio em fazer de Assomada e de Santa Catarina espaço de implementação de uma nova cultura de rigor, de responsabilidade e de qualidade”, disse o Edil.

“Uma cultura que se manifeste, naturalmente, naquilo que é do domínio privado – das empresas -, mas que ouse, também, estender-se ao apoderamento dos poderes públicos, à eficácia e eficiência dos nossos serviços, e que mobilize cada um e cada uma, todas e todos, neste novo rumo que traçamos em 2016 e que se traduz numa nova largada rumo ao progresso e ao desenvolvimento”, sublinhou Beto Alves.

Participação de jovens quadros é um estímulo

Defendendo que o evento reuniu o que “de melhor podemos encontrar na massa cinzenta caboverdiana”, o Presidente salientou ter sido “uma agradável surpresa e um revigorante elixir de confiança constatar a juventude dos quadros” que participaram na 1ª Semana da Qualidade e destacando a “qualidade das suas intervenções” que são “um estímulo para acreditarmos que Cabo Verde - pese embora a escassez dos seus recursos - conta com um escol de quadros que nos permite perspetivar que estamos em condições de alavancar este país para patamares que, anos atrás, dificilmente poderíamos vislumbrar”.

Mulheres estão a ocupar o seu espaço

“Outra nota que me parece importante reside na circunstância de a maioria dos participantes serem mulheres (particularmente jovens) - mulheres quadros. E isso constitui um sinal muito positivo, demonstrando que, cada vez mais, as mulheres estão a ocupar o seu espaço, a afirmar as suas capacidades e, por outros meios, continuam a levar este país às costas, empurrando-o para cima e constituindo exemplo para toda a Nação caboverdiana”, disse ainda o Edil, sublinhando que “as mulheres de Cabo Verde e as mulheres de Santa Catarina são uma grande inspiração para esta equipa municipal” e “o motor central da nova largada de progresso e desenvolvimento”, destacou.

Santa Catarina é exemplo para a Nação

Referindo-se ao destaque que, durante uma semana, o município teve na comunicação social e nas redes sociais, o Presidente Beto Alves considerou que “Santa Catarina conta, deixou de ser um obscuro lugar no mapa e está a ser vista como um espaço de mobilização, empreendimento, desenvolvimento e confiança, constituindo-se em exemplo de capacidade de transformação e de superação para toda a Nação” caboverdiana.

Orgulho de ser santacatarinense

Aludindo à sua promessa eleitoral de “fazer tudo para resgatar o orgulho de ser santacatarinense”, o Presidente Beto Alves considerou que “aumentamos a nossa autoestima pessoal e coletiva” e que, “a partir de agora, não há ninguém que nos pare, não há nada neste mundo que possa obstar ao caminho que traçamos, nenhuma força, por mais poderosa que seja, pode impedir a nossa caminhada”.

Ninguém nos segura

Agradecendo aos parceiros da edilidade na organização da 1ª Semana da Qualidade, o Presidente Beto Alves dirigiu palavras particulares a Felisberto Veiga, o Presidente da ACAISA: “vamos dar mais força à nossa parceria, conto - e contamos - com o engajamento de todas as empresárias e de todos os empresários para levarmos esta terra para a frente, para trilharmos novos caminhos de progresso e desenvolvimento”, disse o Edil. “Juntos, ninguém nos segura! Valeu o desafio?” - interrogou Beto Alves.

Apelo aos quadros santacatarinenses

“Algumas palavras, também, para os quadros santacatarinenses, para os que vivem nesta terra e para os que estão noutras paragens: contamos com todos vós, independentemente das opções políticas e ideológicas, para chegarmos a bom porto neste grande desígnio em fazer de Santa Catarina um cadinho forte e firme do nosso Cabo Verde de esperança. Porque juntos ninguém nos segura”, disse ainda o Presidente Beto Alves.

Para o ano há mais

Defendendo que a sua equipa sai da 1ª Semana da Qualidade “com a confiança redobrada”, mas também “com uma responsabilidade acrescida”, o Presidente disse que o evento “veio para ficar” e que, para o ano, “vamos realizar uma nova, melhor, maior e ainda mais bem organizada edição”, mas que, para isso, “temos de trabalhar incansavelmente, planificando, antevendo, mobilizando apoios e patrocínios, engajando ainda mais expositores e participantes”. Um objetivo para o qual conta “com os nossos parceiros e com toda a estrutura municipal”, sublinhou.

Após a intervenção do Presidente Beto Alves, discursou, ainda, o Primeiro Vice-presidente da Assembleia Nacional (e deputado eleito por Santiago Norte), Austelino Correia.

Final em festa

Já noite dentro, a música tomou conta da Praça Central, com atuações do Grupo de Batucadeiras Estrela d’Alve, Zé di Viola e Six Finger’s e Zé di Tcharku.

Inicialmente previsto para essa noite, o lançamento de “Rakodja” – o último trabalho discográfico de Bob Mascarenhas – foi adiado, por razão de alguns problemas técnicos. Mas a data do concerto irá ser anunciada para breve.

A 1ª Semana da Qualidade contou com a parceria do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), da Inspeção Geral das Atividades Económicas (IGAE), a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) e da Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA).

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.