À VOLTA DA CASSIOPEIA & OUTRAS CONVERSAS TRAZ A ASSOMADA VALENTINOUS VELHINHO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

Referido por várias vezes como um dos grandes poetas caboverdianos, Valentinous Velhinho vai estar na próxima sexta-feira, 10, pelas 16h00, no Centro Cultural Norberto Tavares. O pretexto é o seu mais recente livro, “À volta da Cassiopeia”, dado à estampa por Edições Artiletra. Acompanham-no, neste contacto com o público, os apresentadores da obra, António Monteiro e António Alte Pinho, a que se junta Larissa Rodrigues, diretora da revista literária Artiletra.

“À volta da Cassiopeia” realça-se pela espiritualidade que lhe percorre as páginas, num universo de cumplicidade com a natureza, num grito à vida e ao amor e de exaltação ao divino, com as crianças sempre presentes como pano de fundo, como aliás nos confessa o autor: “Tenho uma paixão por crianças que nem Deus sabe – melhor, que nem Jesus sabe”.

De seu nome de registo Valdemar Valentino Velhinho Rodrigues, o poeta nasceu em 29 de maio de 1961, na Calheta de São Miguel. Começa a escrever desde cedo, quando ainda frequentava o Seminário de São José, na cidade da Praia. Vadinho, como é conhecido no seu círculo mais próximo, nunca se deu ao sacerdócio, mas o seminário ter-lhe-á talhado a espiritualidade que perpassa o essencial da sua obra literária.

Uma obra vasta, entrecruzada com colaborações em várias publicações, em particular na revista Artiletra, onde escreve regularmente desde o primeiro número.

Relâmpagos em terra (Poesia, 1995), Adeus Loucura Adeus (Poesia, 1997), No ponto de rebuçado (Crónicas, 2001), O Túmulo da Fénix (Poesia, 2002), Tenho o Infinito trancado em casa (Poesia, 2008), Noites ao cair da noite (Poesia, 2011) e À volta da Cassiopeia (Poesia, 2018) são as obras já publicadas por Valentinous Velhinho.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.